Here>ElseWhere | Exposição Finalistas MADEP | 6>14NOV

Here>ElseWhere | Exposição Finalistas MADEP | 6>14NOV

Here2Elsewhere_Cartaz_final

 

Here>ElseWhere expõe um conjunto de abordagens e pesquisas de 5 mestrandos, realizadas entre 2012 e 2014, no âmbito do Mestrado de Arte e Design para o Espaço Público, Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.

A exploração de diferentes modos de produção espacial produziu uma refle- xão crítica que gravita entre o registo e o projecto; entre o corpo e o objecto; entre o contexto e a acção, e que nos obriga, uma vez mais, a afastar dos modos convencionais de olhar e de analisar o espaço urbano. É esse olhar, de espírito crítico e experimental, que ganha aqui uma dimensão expositiva: fragmentos de processos, testes, validações, resultados. Assim, mais do que uma contribuição para uma possível formalização final no âmbito do seu Trabalho de Projecto, estas abordagens reforçam a ideia de uma operação em aberto, flexível e em constante mutação, onde a ideia de “projecto” se dilui num conjunto de acções regulares sobre o espaço em estudo – entre estratégias e oportunidades; com os inevitáveis avanços e recuos – mas sempre com a mesma vontade e finalidade de produzir mais conhecimento sobre cada troço de território.

Encontram-se representados trabalhos desenvolvidos por Filipa Viana, Joana Gerardo Rey, Liliana Almeida, Orlando Francisco e Rui Loureiro, que, a partir de contextos académicos diferentes (pintura, arquitectura paisagista, design de interiores, engenharia civil e design gráfico), questionaram as suas próprias fronteiras disciplinares e respectivos âmbitos de acção.

Miguel Costa Porto, Outubro de 2014

   here_elsewhere-geral here_elsewhere-doc1 here_elsewhere-doc2here_elsewhere-geral1 here_elsewhere-geral2   here_elsewhere-filipa1here_elsewhere-liliana2 here_elsewhere-liliana1   here_elsewhere-joana1  here_elsewhere-joana2 here_elsewhere-joana3   here_elsewhere-orlando1