T(h)ese/is

(em actualização)

Ana Sofia Santos

[VL6] A INTERVENÇÃO ARTÍSTICA COMO FORMA DE QUESTIONAMENTO DAS EXPERIÊNCIAS DE HABITABILIDADE EM LUGARES COMUNS 
 
 
 

Resumo
Através de um trabalho processual que reúne uma série de intervenções artísticas de pequena escala em lugares de banalidade, esta investigação procura focar questões como a necessidade de uma permanente reavaliação da importância e do tipo de aproximações feitas à ideia de lugar como processo. Reflectindo com isto o que poderá ser entendido como uma experiência de habitabilidade em lugares comuns, a partir dos seus códigos, normas e desvios, e sobretudo acontecimentos, interrogando particularmente o trabalho artístico assim como o seu papel neste tipo de questionamento e activação.

Palavras-chave
paisagem, território, habitabilidade, performatividade, lugares comuns;

Abstract
Through a progressional work which assembles a series of small scale artistic interventions in common places, this investigation means to focus on questions such as the need of a permanent revaluation of the importance and type of approaches made to the idea of place as a process. Reflecting on this which might be understood as an experience of habitability in common places, from its codes, norms and deviations, and especially happenings, questioning particularly the artistic work as well as its role in this type of questioning and activation.

Keywords
landscape, territory, habitability, performativity, common places;

PDF –Dissertação_ [VL6] _ Sofia Santos

Orientação: Professor Doutor Pedro Bandeira

Joana Nascimento

TERRITORIALIZAÇÃO DOS ESPAÇOS, (IN)VISIBILIDADES
Abordagem ao Espaço e Tempo Performativos nas práticas artísticas para o espaço público

PDF – JNascimento_TESE_provisoria

Orientação: Professor Doutor Pedro Bandeira

Michelle Ferreira Domingos

PRIVACIDADE PÚBLICA: O SER INDIVIDUAL NO MEIO COLECTIVO
a partir do caso de estudo do IPO-Porto
 
 
 

Resumo
A presente investigação pretende, a partir da dimensão afectiva e emocional subjacente ao tema proposto, analisar, problematizar e experimentar considerações sobre uma possível representação, ou representações, da condição da mulher com cancro, explorando o seu campo físico, psicológico e emocional, profundamente subjectivo e pessoal, de modo a projectar a sua vivência para um exterior visível que, relacionada com vivências particulares similares, construam um território próprio que reflicta seriamente sobre as transformações do evento da doença na Mulher. Este exercício de reflexão é analisado a partir de uma prática artística colaborativa que procura considerar a autonomia da interpretação artística e da experiência estética enquanto lugares de produção de conhecimento, questionando, contudo, os próprios limites da colaboratividade no processo criativo que assume a realidade social como lugar de experimentação e de discurso da arte.

Palavras-chave
Espaço Público, Público, Práticas Artísticas Colaborativas, Diálogo, O Pessoal, O Social;

Abstract
The present research aims, by the means of the emotional and affective dimension underlying the matter proposed, to examine, problematize and critically attempt considerations about a possible representation, or representations, of the condition of woman with cancer, exploring its physical, psychological and emotional subjects, deeply individual and personal, in order to project these particular experiences to a visible outer that, can be related to other similar private experiences, establishing a particular territory that critically reflects upon the coming transformations that the disease acts on Women. This reflection is analyzed from a collaborative art practice that seeks to consider the autonomy of artistic interpretation and aesthetic experience as domains that contribute for the production of meaning and knowledge, questioning, however, the very limits of collaborative-engaged practises in a creative process that assumes the social reality as a place of experimentation and discourse for art.

Keywords
Public Space, Public, Collaborative Art Practice, Dialogue, The Personal, The Social;

PDF – MDomingos_tese_provisoria

Orientação: Professora Doutora Gabriela Vaz Pinheiro

Rui Manuel Vieira

A NEGAÇÃO DO ESPECTÁCULO NA ARTE NO ESPAÇO PÚBLICO 

PDF – RuiVieira_tese_provisoria

Orientação: Professor Doutor Fernando José Pereira

Luis Sezões

OBJECTOS URBANOS  NÃO UTILIZADOS 
Reciclagem Visual de Elementos Esquecidos no Espaço Público
 

Resumo
A presente dissertação debruça-se sobreformas de intervir criativamente em elementos habitantes do espaço público, alargando-se ao mesmo tempo a uma preocupação cívica de “reciclagem” visual do espaço. Com isto pretende-se abrir uma ponte para uma linha de pensamento que cruza urbanismo, reciclagem material e cultura visual. O estudo baseia-se numa série de intervenções clandestinas desenvolvidas entre Fevereiro e Maio de 2009 em diversos pontos espalhados pela cidade do Porto, que procuram reflectir uma preocupação estética sobre o aspecto visual do espaço público. Estas intervenções, desenvolvidas sobre elementos negligenciados e abandonados no espaço público, são o mote através do qual se levantam inúmeras questões e que são reflexo de teorias de autores contemporâneos que se centram em temas como propriedade e ocupação do espaço, sustentabilidade urbana, cultura e reciclagem visual, responsabilidade cívica, planeamento urbanístico e acções de guerrilha artística urbana. O que se procura obter como resultado final é uma análise da forma como essas intervenções conseguiram ter uma função no espaço, atribuindo-lhe novas conotações através da alteração do significado de determinados elementos e como esses elementos foram aceites pela cidade e pelas entidades oficiais que regulam ou funcionam no espaço público.

Palavras-chave 
Reciclagem visual, inutilidade, espaço público, mobiliário urbano, reabilitação;

Abstract
This dissertion focuses on ways to interfer creatively over existing elements in public space, extending at the same time to a civic concern of “visual recycling” of the space. This is intended to open a bridge into a line of thought crossing urban design, material recycling and visual culture. The study is based on a series of clandestine operations conducted between February and May of 2009 at various points around the city of  Oporto, seeking to reflect a concern about the aesthetic visual appearance of public space. These measures, developed on neglected and abandoned elements, are the motto through which some questions arise, also reflected in some theories of contemporary authors who focus on ideas such as ownership and occupancy of space, urban sustainability, visual culture, visual recycling, civic responsability, urban planning and actions of urban guerrilla art. What is being sought as the final result is an analysis of how these interventions succeded in developing a new function in the space, giving to it new connotations by changing the meaning of certain elements and also how those elements where accepted by the city and the authorities regulating or working in the public space.

Keywords
visual recycling, futility, public space, urban furniture, regeneration;

 

PDF –

 

Orientação: Professor Doutor Heitor Alvelos

Maria Guiomar Côrte-Real

 
ACÇÕES (IN)VISÍVEIS
Reacções individuais perante intervenções no quotidiano urbano

Abstract 
Is the public ready, as a key element in public space, for the embracement of artistic elements not “included” in the traditional monumental sculpture? The social dynamics emerge in the public space side by side with the urbanized space, in what can be pointed at on the degree of the public sphere structure. It’s from this relevance that such dynamics gain meaning to be approached during the development of the author’s project, which consists on the meddling in the every day’s life through the placing of plain elements on public space. The following text reflects the “study” of the individual & punctual reactions, triggered by a set of artistic actions on the space, having, as the study subject, the artistic practice that has been being developed in the field of the involvement of the spectator faced with the artistic practice, where the receptibility of these same practices. The inclusion of plain elements inside the public sphere and the reaction of the interventions cause by the passer-bys, non scripted, are elements that give body to the investigation, both theoretical and practical, that this text is based on. Based on the artistic practice that was developed, the text is focused on the preoccupations and problems found during the process of investigation, being the feedback of an artistic questioning purposely introduced in the every day act-producing sphere.

Keywords
 

Resumo
Está o público, enquanto elemento fundamental do espaço público, preparado para a recepção de elementos artísticos não contemplados pela tradicional escultura monumental? As dinâmicas sociais surgem no espaço público no quadro do espaço urbanizado, naquilo a que se pode referir como um nível da estrutura da esfera pública. É a partir desta relevância que tais dinâmicas adquirem importância para se abordar no desenvolvimento do trabalho de projecto da mestranda, o qual consiste na intervenção no quotidiano através da colocação de elementos banais no espaço público.O texto que se segue reflecte a análise das reacções individuais pontuais, despoletadas por um conjunto de acções artísticas no espaço, tendo como objecto de estudo a prática artística que tem vindo a ser desenvolvida no âmbito do envolvimento do espectador perante a prática artística, em que a receptividade desta mesma prática é observada. A inserção de elementos plásticos com características banais na esfera pública, assim como a problematização das intervenções desencadeadas por parte dos transeuntes, não os relacionando com as mesmas à priori, são elementos que dão corpo à investigação tanto teórica como prática que fundamenta este texto. Baseando-se na prática artística desenvolvida, o trabalho foca preocupações e problemas encontrados durante todo o processo de investigação, sendo resultado de um questionamento artístico induzido na esfera de produção de factos quotidianos.

Palavras-chave

PDF –

Orientação: Prof. Dra. Gabriela V. Pinheiro
Co-orientação: Prof. Mário Caeiro

Patrícia Azevedo Santos

A DIMENSÃO ESPECULATIVA DA PRÁTICA ARTÍSTICA:
a partir do caso de estudo do Bairro da Marinha de Silvalde
 

Abstract 
From an idea of public space as specific space of common occupations, which is built through a process that sets up what makes part of it and what is excluded, this research rehearses the hypothesis of an artistic practice as a possibility of critic questioning about these political processes of space construction. This investigation tries to debate the speculative potential of a collaborative artistic practice in the production of experiences or fictional realities. Carrying out a role of symbolic subversion of reality, artistic practice, though aspiring not to effectively transform it, will be able to produce reconfiguration forms of experience, which appeal to a confidence in transforming it.

Keywords

Resumo
Partindo de uma ideia de espaço público enquanto espaço específico de ocupações comuns, que se constrói através de um processo que institui o que dele faz parte e do que dele está excluído, ensaia-se a hipótese de uma prática artística que possa constituir-se como possibilidade de questionamento crítico acerca destes processos políticos de construção do espaço. Esta investigação procura debater o potencial especulativo de uma prática artística colaborativa na produção de experiências ou realidades imaginadas, ficcionais. Cumprindo um papel de subversão simbólica do real, a prática artística poderá, embora não ambicionando transformá-lo efectivamente, produzir formas de reconfiguração da experiência, que apelem a uma capacidade de o transformar.

Palavras-chave

PDF –

Orientação: Prof. Dra. Gabriela V. Pinheiro
Co-orientação: Arq. Inês Moreira

Patrícia Monteiro

CONVERSAÇÃO SOBRE O LUGAR:
No Bairros das Fontaínhas
 

Abstract
The work “ Conversations about a Place: The Fontaínhas Neighbourhoods ” reports my involvement as an artist with the place Fontaínhas and was developed during the Master Program of Arts and Design in Public Space at Universidade do Porto (Portugal). It intents to document and critically analyse, using a colaborative practice approach, the limits of the place’s relationship with the city (of Porto) in its several dimensions: historical, social and economic, as well as the limits of my artistic involvement with the local community. Fontaínhas have emerged from the industrialization period in Porto and are considered as an important example of rural architecture in the city. Positioned in it in a privileged area in the urban landscape and a very particular way of ‘living’ the city, the area is – in a context of globalization and regeneration – currently being conducted by economic aspects that can put it at risk as it is. The generic notion of social entity, which typically reflects a particular way of experience and relate to the place (characterising the social entity with a significant capability of adapting to space and often even classifying it as itinerant or a flux) are confronted with the emotional and tender way the inhabitants of Fontaínhas relate to each other and the place. In this particular context of Porto, what can art and the artist offer to the public space?

Keywords

Resumo
O trabalho Conversas Sobre o Lugar: nos Bairros da Fontainhas” consiste na historia do meu envolvimento, enquanto artista, com o Lugar das Fontaínhas, desenvolvido ao longo do Mestrado Arte e Design para o Espaço Público. Este procura documentar e analisar, criticamente, a partir de uma prática artística colaborativa, os limites do relacionamento deste lugar com a cidade nas suas várias dimensões: históricas, sociais, culturais e económicas, assim como os limites do meu envolvimento artístico com a comunidade especifica. Os Bairros das Fontainhas surgiram na época da industrialização da cidade do Porto considerados uma importante arquitectura rural na cidade, situados num local privilegiado e de destaque na paisagem urbana com um modo muito particular de viver a cidade estão, actualmente, num contexto de globalização e de regeneração, a ser conduzidos por aspectos económicos, colocando-os literalmente em risco. Noções generalistas de sujeito social, que, reflectem uma forma de experienciar e se relacionar com o lugar, reconhecendo que o sujeito social possui uma significante capacidade de adaptação ao espaço, caracterizado muitas vezes como sujeito itinerante e fluxo, são confrontadas com um modo afectivo e emocional de como os vários habitantes das Fontaínhas se relacionam tanto com o lugar e como entre si. Neste contexto particular do Porto, o que pode a arte e o artista oferecer ao espaço público?

Palavras-chave

PDF – dissertacao_rosanaalexandre

Orientação: Prof. Dra. Gabriela V. Pinheiro

Rosana Ferreira Alexandre

PORTO ATRAVÉS DO JOGO
Uma construção lúdica para o Museu Casa do Infante
 

Abstract
Using play as a resource so that children interact with the museum, in this case, the Casa do Infante, and experiencing the
Porto on another perspective. This is the theme of this research that seeks its justification in fields such as education, museol-
ogy, cognitive geography, and visual communication. In the first part, we focus the relationship between education and play; in
the second, we discuss the subjective construction of place; in the third the context is the transformation of the museum institution and the search for new audiences, particularly the children; and finally, the fourth and last part propose, from these theorical approaches, the creation of the object in question, “Porto through the game: a playful construction for Casa do Infante,” destined to childs between 6 and 11 years of age.

Keywords
Children, playful, education, design, museum, place;

Resumo
Utilizar o lúdico como recurso para que crianças interajam com o museu, neste caso, a Casa do Infante, e vivenciem o Porto sobre outra perspectiva. Esta é a temática desta pesquisa que, para tanto, busca sua fundamentação em campos como a pedagogia, museologia, geografia cognitiva e comunicação visual. Na primeira parte, focamos as relações entre a pedagogia e o lúdico; na segunda, discutimos a construção subjectiva de um local; na terceira contextualiza-se a transformação da instituição museu e a busca por novos públicos, e em particular, as crianças; e finalmente, a quarta e última parte propõe, a partir dessas abordagens teóricas, a criação do objecto em questão, “Porto através do jogo: uma construção lúdica para o Museu Casa do Infante”, destinado ao público infantil entre os 6 e 11 anos de idade.
 

Palavras-chave
Criança, lúdico, educação, design, museu, lugar;

PDF – dissertacao_rosanaalexandre

Orientação: Prof. Dra. Gabriela V. Pinheiro
Co-orientação: Prof. Mário Moura

Thais Louise

CAMINHOS E DESCAMINHOS NA BAIXA DO PORTO
Proposta de sensibilização visual para outras formas de vivência do espaço urbano
 
 

Abstract

This study concerns to understand how traffic and pedestrian mobility are included in the urban space revitalization process, and its effects on existing social relations. The main question that motivated this research was to recognize the cycle and pedestrian mobility proximities and cooperation, and it was stimulated by a start point: an illustrating case of discussion between the activist group Critical Mass – aimed for cycle mobility on central city streets, and the Public Lanes Department of Porto Municipal Chamber. In this sense, it is necessary to analyze the provoked relations by the traffic mobility. From the register of the pedestrian and traffic mobility’s operations and the verification of the pedestrian susceptibility in the observed local, this research intends to comprehend the ways of communication between them, encouraged by the urbanism. The practical work of this investigation is located on the historical centre of Porto – characterized by its irregular terrain and civic fragilities on traffic mobility. The objective of this study is to sensitize the citizen regarding his role on defining urban space configurations, concerning its restoration.
Keywords
Urban Space; Cycling mobility ; Exclusion; Pedestrian mobility.

Resumo
Este estudo preocupa-se em compreender a forma com que as mobilidades do tráfego e pedonal estão inseridas no processo de revitalização do espaço urbano e suas influências sobre as relações sociais existentes.
A questão principal que motivou este estudo foi reconhecer as proximidades e cooperação entre as mobilidades ciclável1 e pedonal, e foi estimulada de um ponto de partida: a análise de um caso ilustrativo que deu-se no desfecho de uma discussão entre o grupo activista Massa Critica do Porto (MC) – pela mobilidade ciclável nas ruas centrais das cidades, e a equipa de vias públicas da Câmara Municipal do Porto.
Neste sentido, torna-se necessária a análise das relações provocadas pelo tráfego de veículos motorizados. A partir do registo das operações de mobilidade do tráfego e pedonal e da verificação da susceptibilidade do peão no lugar observado, pretende-se compreender as formas de comunicação entre ambas as operações, encorajadas pelo urbanismo.
O âmbito prático desta pesquisa situa-se na baixa do Porto – território caracterizado pelo terreno acidentado e fragilidades em termos de civismo na circulação do tráfego. O objectivo deste estudo é sensibilizar o pedestre acerca de sua responsabilidade nas configurações do espaço urbano, com vista na sua requalificação.

Palavras-chave
Espaço Urbano; Mobilidade ciclável; Exclusão; Mobilidade pedonal.

PDF –

Orientação: Prof. Dr. Heitor Alvelos

Vânia de Jesus Veloso Cunha

VOU SÓ, MAS NUNCA ESTOU SÓ…
do relacionaMento (im)provável da arte com o dispositivo comunicacional- o caso particular do telemóvel.

Abstract
In a time defined by the technological advancement and by the proliferation of communicative devices, the society is seen face to face with strategic mechanisms that appeal to the consumption. The contemporary art presents itself as the desire of being inherent to the social and cultural life, questioning its critical proceedings through its production itself. in this sense,
the understanding of an extended vision of its tools (post-medium age) reveals itself a favorable point in its intentionality of contamination and letting be contaminated by the reality. The cell phone, for example, while potential of communication, presents itself as an influenced object of the consumer society, waking in the individual a feeling of happiness through the offered functions. Within the logic previously presented, in the particular case of this investigation this communicational device introduces itself as leit motiv for its theorical/practical development.

Keywords
communicational device, consumption, contamination, contemplation;

Resumo 
Num tempo definido pelo avanço tecnológico e pela proliferação de dispositivos comunicativos, a sociedade vê-se perante mecanismos estratégicos que apelam ao consumo. o panorama artístico contemporâneo apresenta-se como querendo ser inerente à vida social e cultural, questionando os seus procedimentos críticos através da sua própria produção. Neste sentido,
o entendimento de uma visão alargada das suas ferramentas (a época pós-medial assim o permite) revela-se um ponto favorável na sua intencionalidade de contaminação e de se deixar contaminar pela realidade. O telemóvel, por exemplo, enquanto potencial de comunicação, apresenta-se como objecto massificado da sociedade de consumo, despertando no indivíduo um sentimento de felicidade perante as funcionalidades oferecidas. assim e dentro da lógica anteriormente apresentada, no caso particular desta investigação este dispositivo comunicacional apresenta-se como leit motiv para o seu desenvolvimento teórico-prático.

Palavras-chave
dispositivo comunicacional, consumo, contaminação, contemplação;

PDF –  Vania_cunha_tese

Orientação: Professor Doutor Fernando José Pereira

Eduardo Almeida (em actualização)

Brunna Anchieta (em actualização)

OBS. A publicação dos textos de tese neste blog pressupõe a propriedade e responsabilidade autoral dos seus autores, implicando os direitos e deveres de referênciação relativos aos seus conteúdos.