Workshop Porto Redux: (Re)habitar a Cidade

Algumas notas sobre o Workshop

Pensando os olhares que enriquecem as diferentes práticas, a integração de alunos do MADEP num workshop destinado a gerar e estimular contribuições para um concurso de ideias para o espaço público surge como um importante contributo para uma cultura realmente multidisciplinar no que diz respeito às formas de nele intervir.

Propõe-se observar e investigar as iconografias do local, sejam por exemplo de género, determinadas por mecanismos de poder, ou de natureza relacional. Concomitantemente, pretende-se reflectir sobre questões relacionadas com a legibilidade da paisagem sem esquecer que a paisagem é um processo de representação.

Assim, sugerem-se exercícios como: legendar a paisagem urbana para além do descritivo e contemplando a sua eventual recusa à visibilidade; registar a complexidade visual da paisagem construída enquadrando as suas diferentes dinâmicas; navegar o espaço em estudo em condições provocadas e fora dos parâmetros habituais; encontrar formas de referenciar o uso do espaço comunicando-o visualmente; finalmente simular a criação de situações urbanas em que seja facilitado um sentido de lugar que incorpore e processe as questões relativas ao património tomado tanto no seu sentido mais tradicional de legado histórico, como no sentido dinâmico das vivências e temporalidades actuadas no presente.

O principal problema metedológico apresentado a partir do contributo dos alunos MADEP no workshop será: como resolver as contradições geradas entre as inevitabilidades de uma cultura material e a ideia de processo?

Mercado do Bolhão

O tema deste primeiro workshop Porto Redux é o Mercado do Bolhão, operando-se nessa relação dinâmica que se pretende entre cidade e património, compreendendo o recente processo de reabilitação urbana da baixa e as continuas transformações e emergências da cidade

Dado o pouco tempo disponível e às próprias condições inerentes ao próprio mercado, este workshop vai ter como objectivo realizar cinco (um por grupo) projectos de ideias, produzindo e discutindo conceitos para uma lógica urbana do mercado, programas e valências a serem integrados e um projecto de arquitectura que deverá desenhar essa proposta. Nesse sentido este workshop pretende:

+ Compreender a Baixa como um dispositivo essencial da dinâmica cultural, social e económica das cidades.

+ Compreender a importância da arquitectura como dispositivo multi-disciplinar, de resposta às constantes transformações da cidade.

+ Compreender a importância de uma visão dinâmica e operativa do património no contexto dos novos fluxos que as cidades geram e podem gerar.

Cinco Grupos (in progress)

> Quarta-Feira, 30 Abril > Domingo, 04 Maio

ASantos_workshop Porto Redux - obs movimts praça do Mercado do BolhãoPrintVCunha_PortoRedux4img_0232

barra-1 top