GUEST CLASS - Rita Bredariolli

Segunda 13 de maio, 16h

Sala MADEP, Edifício Almeida Garrett

Rita Bredariolli

História, Memória e Imagens: perspectivas de pesquisa no campo da arte/educação no Brasil

ritabredariolli1

A partir da apresentação das diferenças e semelhanças entre duas pesquisas sobre a história do ensino da arte no Brasil, abordaremos a articulação entre memória e história como fundamento conceitual e método. A primeira, uma dissertação de mestrado sobre tópicos “modernos” e a segunda, uma tese de doutorado sobre tópicos “pós-modernos” presentes em ações pedagógico-artísticas brasileiras. Ambas foram feitas a partir de uma história caracterizada pelo movimento mnemônico, portanto assumindo outra concepção temporal que não a linear e evolutiva, bem como o caráter ficcional das fontes usadas para a montagem dessas narrativas.

ritabredariolli2

Rita Luciana Berti Bredariolli Doutora em Artes, linha de pesquisa Teoria, Ensino e Aprendizagem pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, ECA-USP e mestre pela mesma instituição. Possui Licenciatura e Bacharelado em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP. Atualmente é professora Assistente Doutora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista “Julio de Mesquita Filho”, IA – UNESP. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Artes Visuais, atuando principalmente nos seguintes temas: imagem, memória, história, arte e educação.

ritabredariolli3

MADEP Guest Classes are open to the community at UP or upon request by email: madep@fba.up.pt.