Workshop: 3 Abordagens a 1 Espaço

Descrição e Objectivos do Workshop

Conjunto de workshops sob diversas abordagens permitindo contacto com práticas e pensamento com alguma especificidade, agrupadas em três grupos genéricos: performatividade, visualidade e espacialidade.
O conjunto de sessões possui um carácter aplicativo a partir de reptos discursivos que se expressem na manipulação de uma situação/espaço concretos. Pretende-se que os estudantes explorem diferentes processos de leitura, tradução e pesquisa visual sobre um espaço escolhido a combinar previamente com os docentes.

Alguns Resultados do Workshop

Michelle Ferreira

A visualidade da Rua do Heroísmo tornada ocupação em massa da própria rua. A imagem da cidade faz a própria cidade.

Neste exercício à espacialidade da rua, em particular aos seus pontos em perigo ou decadência, é dada uma expressão visual explodida do mapa, criando uma espécie de cenário de estaleiro do quotidiano.

Impressões fotográficas e madeira sobre mapa fotocopiado.

Joana Nascimento

Os percursos efectuados em torno do edifício Douro foram materializados por meios que procuravam registar visualmente elementos da experiência do espaço público que não fossem primordialmente visuais.

Desenhos, colagens e bordados sobre papel, pano e outros materiais.

Patrícia Azevedo Santos

Patr�cia Azevedo

Vânia Cunha

Tendo presente a situação de estaleiro e espaços que estavam na eminência de ser demolidos, pretendeu-se utilizar o interior do Edifício Douro para uma intervenção que recorre à linguagem corporal, essencialmente através do movimento coreografado. Através deste processo pretendeu-se traduzir questões de tempo e espaço, em que corpo e desenho se envolvem temporariamente na criação de uma leitura diferente daqueles espaços tal como os encontramos naquele momento.

Imagem da intervenção no interior do Edifício Douro, Porto, Janeiro 2008.

[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=khtS3IvUizs]

Video da performance no interior do Edifício Douro, Porto, Janeiro 2008. Cor, som real, 60″.

Agradecimento aos bailarinos do Balleteatro.

Sofia Santos

Maria Guiomar

As pessoas como estaleiro unipessoal.

[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=1U0LN60UwvI]

Luís Sezões

Tendo em conta a ideia de estaleiro de obras na via pública, pretende-se desenvolver um trabalho que decifre a força destas estruturas no espaço, que condicionam, modelam e definem trajectos pedonais. Através do percurso ao longo destas situações, foram desenvolvidas animações que revelam percursos pedonais ao longo de alguns dos vários estaleiros que se podem encontrar no espaço urbano actualmente. A partir dessas animações foram desenvolvidos estudos gráficos que encaram essas deslocações de um ponto de vista estético, aproveitando o movimento criado pelas situações trabalhadas.(L.S.)

[youtube=http://www.youtube.com/v/8_32dw_W9rI]

Rui Vieira

Datas e desenvolvimento
Cada parte do Workshop terá lugar na manhã das Sextas feiras abaixo designadas, sendo uma série de tarefas pedidas para os alunos realizarem até à Segunda seguinte em que se realizará a apresentação de resultados.
O nível de abordagem será o da maquetização (real ou figurada) o que também permite flexibilidade e maleabilidade no processamento das tarefas designadas. Trata-se de proporcionar oportunidades de experimentação de determinadas metedologias na abordagem a um espaço e não da produção de formalizações encerradas.

Performatividade

Apresentação do Workshop – Sexta, 11 de Janeiro, às 11:00.
Apresentação de resultados de pesquisa – Terça, 15 de Janeiro, 14h

Vito Acconci, Following Piece, 1969.

Visualidade

Apresentação do Workshop – Sexta, 18 de Janeiro, às 11:00.
Apresentação de resultados de pesquisa – Terça, 22 de Janeiro, 14h

Foto: Lee Friedlander, New York City (1962)

Espacialdade

Apresentação do Workshop – Sexta, 25 de Janeiro, às 11:00.
Apresentação de resultados de pesquisa – Terça, 29 de Janeiro, 14h

Imagem: Santiago Cirugeda. AAAbierta (Asociación Aula Abierta) Granada. 2006-2007

“Estaleiros”, texto pela Arqª Inês Moreira disponível aqui.

Com as docentes de Projecto Gabriela Vaz Pinheiro, Lígia Paz, e com a Arquitecta convidada Inês Moreira.